X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Solicitar contato

Aguarde, enviando contato!

Topo

MENU

Descubra como fazer um plano de Marketing Digital imobiliário

Mesmo que você tenha uma imobiliária com 20 anos de experiência, ou seja novato no mercado, saiba que para fazer negócios no século 21, você precisa implementar estratégias de marketing digital para vencer a concorrência.

Por Herman Monteiro dia em Blog

Descubra como fazer um plano de Marketing Digital imobiliário
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Você está procurando alternativas para ampliar os resultados da sua imobiliária, mas não sabe por onde começar? A primeira coisa que deve fazer é um plano de marketing digital imobiliário. Nesse artigo você encontrará todas as informações para o seu projeto ser um sucesso.

Quem é leigo nesse assunto pode ter dificuldades para desenvolver um plano estratégico de marketing na internet, por isso vamos dar uma ajudinha. De qualquer forma, procurar um profissional especializado nesse setor é sempre a melhor opção. 

Por onde começar?

Um plano de marketing digital inclui vários fatores que devem ser considerados pela sua empresa. Por exemplo: objetivos, análise de mercado, estratégias, ações, etc. Este documento deve fornecer diretrizes claras a seguir, sem desvios. Pode ser necessário dezenas de páginas e dias de preparação.

Antes de desenvolver um plano de marketing digital, você deve conhecer exatamente a situação atual da sua imobiliária, ou seja, que tipo de publicidade tem sido usada. Também é preciso conhecer o mercado e saber o que a concorrência tem feito.

A maioria das empresas do ramo imobiliário não possui estratégias de marketing digital estabelecidas, o que oferece a você a oportunidade de se destacar independentemente de quantos anos está no mercado ou o tamanho da sua equipe de corretores.

Análise da situação atual da imobiliária

O primeiro passo para a realização de um plano de marketing digital imobiliário bem sucedido é saber em que situação sua imobiliária se encontra. Ela tem uma marca conhecida no mercado? Quem são seus potenciais clientes? O que você pode fazer pelos clientes, que seus concorrentes não tem feito?

Essas questões devem ser incluídas em seu planejamento estratégico. Estude o ambiente em que trabalha, em particular, os principais serviços imobiliários em que é especializado: venda, de apartamentos, casas, escritórios, terrenos, aluguéis, etc.

Como está sua presença online

Dentro de um plano de marketing digital, um dos principais objetivos será desenvolver a marca da imobiliária para aumentar sua visibilidade e relevância no mercado. Para isso, será necessário saber como está sua presença digital atual e quais plataformas são relevantes ou não para você.

Isso não significa apenas abrir uma conta no Twitter ou criar uma página no Facebook. É preciso prestar atenção nas estratégias de marketing que estão sendo usadas no setor imobiliário. Esta informação é essencial para que você siga a direção certa.

Quais seus pontos fortes e fracos?

Nessa parte do plano você deve realizar a análise de quatro fatores: fraquezas, ameaças, forças e oportunidades.

Fraquezas: pontos fracos (agência imobiliária recém criada, novo escritório em outra cidade, fraca atuação dos corretores, equipe reduzida, etc.).

Ameaças: o ambiente (forte concorrência atual e novas agências imobiliárias surgindo, situação financeira ruim, não tem presença online, etc.).

Pontos fortes: sua força (vasta experiência no setor, profissionalismo da equipe, bons contatos, valores competitivos, etc.).

Oportunidades: ainda existem poucas iniciativas de marketing digital para o ramo imobiliário, o que abre uma boa chance para sua empresa.

Desta forma, consciente de seus pontos fortes e fracos, você pode determinar quais atitudes tomar para aproveitar as oportunidades detectadas em sua área de atuação. Além de estar preparado para competir no mercado.

Definição dos objetivos

O próximo ponto é projetar as estratégias do plano de marketing digital imobiliário. Para isso, você deve saber exatamente o que quer e como alcançar esse propósito. Os seu objetivos devem contemplar ações de curto, médio e longo prazo.

Um exemplo específico de objetivo é ampliar o número de imóveis vendidos ou o volume de negócios realizados, em comparação com o ano anterior. Defina suas metas com bom senso para que possa realizar uma estratégia viável. Confira mais alguns exemplos de objetivos.

- Melhorar o posicionamento do site da imobiliária na internet. Aumentar o número de visitantes e de potenciais clientes.

- Captar clientes interessados em aluguel.

- Impulsionar a publicação de anúncios nas redes sociais.

- Métodos para conquistar leads qualificados.

Definir estratégias de marketing imobiliário

O próximo ponto em seu planejamento é definir as estratégias ou conjunto de ações que vai realizar para conquistar seus objetivos. Neste momento é importante fazer um calendário com as principais atividades a serem realizadas periodicamente.

Você até pode optar por campanhas tradicionais que envolvem um orçamento maior da empresa. Por exemplo: outdoor, rádio, anúncios em jornais, panfletagem, etc. Embora, o que esteja em alta no momento são estratégias digitais, ou seja, aquelas aplicadas na internet que, além de mais econômicas, são mais eficientes.

Por exemplo: criar um site imobiliário que contemple tudo que o cliente procura; realizar um sistema de marketing por e-mail; ganhar visibilidade nas redes sociais; investir em campanhas publicitárias no Google Adwords e no Facebook, etc.

É fundamental determinar o valor que a imobiliária pretende investir em cada uma dessas ações. Vamos estabelecer agora as táticas correspondentes, supondo que você já tenha os objetivos definidos:

Objetivo 1: Melhorar o posicionamento do seu site imobiliário.
Estratégia: Crie um blog corporativo / otimize o conteúdo do blog / redesenhe a estrutura do seu site.
Ações: publicação de artigos sobre o setor imobiliário / atualização dos conteúdos / posts em redes sociais.

Objetivo 2: Gerar leads qualificados.
Estratégia: desenvolva uma campanha no Google AdWords.
Ações: projete anúncios efetivos, crie uma página de destino, crie um webinar ou um ebook gratuito.

Objetivo 3: Reduza a taxa de rejeição (visitantes que acessam o seu site imobiliário e saem sem ter realizado nenhuma ação).
Estratégia: melhore a experiência do usuário, o design e a estrutura do site, etc.
Ações: analise quais páginas geram maiores taxas de rejeição, saiba como seus visitantes se comportam.

Objetivo 4: Aumente a visibilidade do seu site no setor imobiliário.
Estratégia: crie uma página no Facebook e um canal no YouTube (o que também ajudará no posicionamento do seu site imobiliário).
Ações: crie conteúdo de qualidade, tutoriais em vídeo, promoções, etc.

Medir e otimizar tudo

Agora que você implementou seu plano de marketing digital imobiliário será necessário medir o desempenho e a eficácia das ações para continuar melhorando. Por exemplo: páginas mais visitadas do site, número de conversões e fonte de tráfego, visitantes de redes sociais, etc.

Com essas dicas esperamos que você tenha sucesso no ramo imobiliário. 

Gostou deste conteúdo? Curta nossa página no Facebook, deixe seu comentário ou compartilhe nas redes sociais. 

Vamos captar resultados juntos! 

Forte abraço.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

Veja Também!

Os artigos relacionados podem te interessar: